Como Tudo Começou…

Visitar a Toscana, na Itália, sempre esteve entre os meus roteiros mais desejados, ou melhor, sempre não, mas desde que um casal de amigos (eles vão se identificar) me chamou a atenção para esse destino romântico e cultural.

Bem, não é tão fácil assim viajar, muito menos desenvolver toda a logística necessária para planejar tanto a viagem, quanto a vida daqueles que não vão estar conosco.

Pois é, viajando em casal, confesso que não foi fácil estruturar a vida do restante da família por uma semana sem a nossa presença em casa. Toscana seria então, nosso primeiro destino romântico a dois, e o principal, uma espécie de segunda lua de mel.

Finalmente, em junho de 2019, nos últimos dias de primavera do velho continente, embarcamos para Roma, nossa primeira parada, e de lá, para Florença, ou Firenze, a capital da Toscana.

A experiência foi sensacional, como não poderia deixar de ser, e quando retornamos resolvi que valia a pena compartilhar nossos momentos, dicas, culturas e belas imagens marcadas para sempre na memória.

Na bagagem trouxemos histórias para contar, lembranças, queijos e Brunellos. Daí nasceu a ideia deste blog e das redes sociais. Aqui pretendo dividir o que fizemos de melhor.

Partindo em Direção ao Riogaleão – Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim no Rio de Janeiro

O dia era 15 de junho de 2019, um sábado de quase inverno por aqui em Petrópolis, RJ. A baixa temperatura da serra fluminense, já nos primeiros raios de sol da manhã, era sentida com ar de breve despedida. Naqueles últimos três meses, desde que havia emitido nossas passagens, nada mais importava tanto quanto a expectativa daquele momento tão especial.

Minha paixão pela aviação, ou melhor, também pelos aeroportos, começou bem cedo, desde que, ainda na infância, embarquei a bordo do Jumbo, a Rainha dos Céus, um belíssimo Boeing 747, no início da década de 80. De lá para cá, embora frequentar os aeroportos não fosse assim tão comum até pelo menos o ano de 2007, cada viagem e cada embarque eram marcados para sempre no exato momento em que eu colocava os pés no Aeroporto do Galeão, naquela época ainda no tradicional terminal 1.

Nossa primeira dica é sobre estacionamento no RIOGaleão/Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim na cidade maravilhosa. O RIOgaleão conta com quatro áreas de estacionamento, três delas no terminal 2 (Edifício Garagem, Piso Premium e Administrativo/Motos) e uma no antigo terminal 1 (Econômico), todas administradas pela Estapar. Duas destas áreas, o Edifício Garagem/Terminal 2 e o Econômico /Terminal 1 permitem a reserva antecipada através do site ou app da própria Estapar ou do próprio RIOgaleão com descontos de até 60% para reservas online antecipadas.

RIOgaleão – Estacionamento

Desde 02 de abril de 2014 o Aeroporto Internacional Tom Jobim é administrado sob regime concessão pela RIOgaleão através da Ghangi Airports International (CAI) operadora de grandes aeroportos pelo mundo, incluindo o Changi Airport de Singapura, eleito por 12 vezes o melhor aeroporto do mundo pela Skytrax, a última delas no ano de 2023.

O GIG, código IATA (Associação Internacional do Transporte Aéreo) do Galeão, opera apenas pelo terminal 2, inaugurado em 1999. Nos últimos anos, o nosso Galeão vem amargando prejuízos e a perda constante de voos e cias aéreas, reduzindo muito a frequência de passageiros, o que levou a concessionária a notificar o governo federal em fevereiro de 2022 com pedido de nova licitação, permanecendo responsável pela operação do aeroporto até a conclusão desse. Governo e concessionária estão se alinhando para chegarem a um acordo mantendo a concessão – Riogaleão – até 2039, prazo inicial do contrato.

A redução no movimento de passageiros impressiona pelos números quando comparados aos primeiros anos de concessão entre 2015 e 2018. A média anual de passageiros até o ano de 2018 chegava a quase 16 milhões entre voos domésticos e internacionais, muito acima do acumulado em 2022, por exemplo, quando chegou a 5 milhões de passageiros já considerando uma ligeira recuperação pós pandemia.

A baixa demanda no RIOgaleão que fechou o ano de 2023 com quase 8 milhões de passageiros, até mesmo se comparado com o Aeroporto Santos Dumont no centro do Rio de Janeiro que no ano anterior, 2022, movimentou cerca de 10 milhões de passageiros, redundou em alterações promovidas pelo Ministério de Portos e Aeroportos, revisando e limitando as operações regulares no Aeroporto Santos Dumont a 6,5 milhões de passageiros, já a partir de 2 de janeiro de 2024, no entanto, sem restrição de destinos.

Em fevereiro de 2024 o RIOgaleão já opera com 21 cias aéreas oferecendo uma malha de voos diretos para 22 destinos internacionais e 23 domésticos.

Vamos torcer para que o Galeão volte a ser uma das principais portas de entrada para o turismo doméstico e internacional. Clique e conheça um pouco mais do RIOgaleão.

Mas, voltando…. Visitar a Toscana há muito tempo fazia parte dos meus planos, ou melhor, dos meus sonhos, afinal, uma segunda lua de mel, 21 anos depois, era a promessa de uma grande viagem. Antes que eu me esqueça e para não exceder os limites da ansiedade de cada um (rs), minhas expectativas foram, e muito, superadas e, até hoje, mais de quatro anos depois, a Toscana ainda vive intensa, nas lentes, nas retinas e no coração.

Nosso voo operado pela LATAM, embora com uma longa conexão em São Paulo no Aeroporto de Guarulhos, tinha como destino a cidade de Roma, na Itália, e de lá embarcaríamos de trem até Firenze (Florença) capital da Toscana. A certeza de longa espera em São Paulo não afetava os planos, pelo contrário, era tratada como oportunidade de conhecer o maior aeroporto da América do Sul.

Conhecendo GRU – Aeroporto Internacional de Guarulhos

Uma pequena pausa para falar um pouco mais do GRU Airport, o maior aeroporto da américa do sul e que opera desde 2012 sob o regime de concessão através do consórcio formado pelas empresas Invepar e ACSA Airports Company South Africa, adotando então a marca já citada GRU Airport – Aeroporto Internacional de São Paulo. O GRU Airport opera com 3 terminais e apenas nos primeiros 6 meses de 2023 movimentou em torno de 20 milhões de passageiros através de 33 cias aéreas (julho de 2023). Conheça um pouco mais do GRU Airport.

Nosso embarque no Rio de Janeiro, sem surpresas, marcava o início do sonho. A Toscana já nos aguardava. Já em São Paulo, depois de uma breve passagem pelo maior “duty free” shopping do Brasil, começamos a curtir nossa primeira experiência pela Sala VIP, mesmo viajando de classe econômica, tudo isso graças aos benefícios e ao conhecimento do mundo das milhas e dos cartões de crédito.

Milhas pra que te Quero!!

Aprender mais sobre cartões de crédito e como usá-los para viajar deve, cada vez mais, fazer parte do seu planejamento. Tudo o que aprendi devo à pesquisas e à busca de informações e boas fontes no internet, dentre elas, o sites Melhores Destinos e Melhores Cartões, por exemplo. Dá uma passada lá e confere tudo sobre cartões de crédito. Aliás, vale dizer que até as passagens foram emitidas sem custo, senão pela taxa de embarque, tudo através do programa de milhagem da Multiplus na época, hoje LATAM Pass. Mais uma vez vale a pena indicar o Melhores Destinos. O site possui também um canal na plataforma youtube e aplicativos onde você encontra dicas e até um tutorial sobre os principais programas de milhagem no Brasil. Corre lá em comece a planejar sua próxima viagem. Lá você aprende tudo sobre programa de milhagem e desfaz o mito de que viajar com milhas não é para você.

Ah, a Sala VIP!! Ali a viagem já dava mostras do que seriam os próximos cinco dias na Toscana. As horas no Star Alliance Lounge, hoje Espaço Banco Safra, situada no mezanino do Terminal 3 de Guarulhos, passaram mais rápido do que esperávamos e quando nos demos conta estávamos embarcando.

Sala VIP Star Alliance Lounge (Atual Safra) – GRU

Paixão pela Aviação

Por volta das 16h decolamos para o voo LATAM – LA 8110 a bordo de um Boeing 767 com destino ao Aeroporto Leonardo da Vinci, em Roma, na Itália (FCO – Fiumicino).

Ainda sobrevoando o Estado de São Paulo, poucos minutos depois da decolagem, nosso voo foi obrigado a retornar, tornando necessário desalijar combustível para se ajustar ao peso ideal e pousar em segurança. Segundo a LATAM houve necessidade de manutenção corretiva não programada. Toda a operação de retorno foi noticiada e esclarecida pelo comandante, e depois de duas horas no ar, tempo necessário para reduzir o peso de combustível ao limite de segurança, pousamos normalmente e já contávamos com outra aeronave pronta e nos aguardando para retomada do voo. Os fatos não ganharam destaque nas redes, que apenas divulgaram pequena nota da Cia Aérea.

Alijamento de Combustível

É verdade que apesar de acostumado a voar, nunca havia passado por isso. Mas confesso que me senti seguro e tranquilo, tanto pela transparência e atendimento da tripulação, quanto pelos conhecimentos adquiridos através do canal Aviões e Músicas do Lito Sousa no youtube e que recomendo tanto para os amantes da aviação quanto para aqueles que pretendem perder o medo de voar. Conheça mais em “Aviões e Músicas”.

Aproximação para pouso no Aeroporto Leonardo da Vinci em Fiumicino (Roma, Itália)

Desembarcamos em Roma por volta do meio dia de domingo dia 16 de junho, com um certo atraso, embora nem de longe tão grande quanto se poderia esperar naquela situação. A chegada em Roma foi marcada pelo delicioso cappuccino á espera do trem da TRENITALIA que nos levaria para Firenze e assim, começava nossa inesquecível viagem de 5 dias pela Toscana em junho de 2019.

Vem com a gente que nos próximos posts vamos contar tudo sobre nosso roteiro, dicas e experiências na Toscana!!!

Cappuccino – Aeroporto de Roma

Você também pode gostar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *